Thursday, 19th October 2017
19 outubro 2017

TSE encontra mais de 25 mil registros biométricos duplicados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontraram 25 mil casos de títulos eleitoral biométrico com duplicidade. As suspeitas de irregularidades foram descobertas pela Justiça Eleitoral após a comparação das impressões digitais dos eleitores. Em alguns casos, foram encontrados em casos de pluralidades, quando houver dois ou mais registros biométricos para o mesmo título.

saiba mais

  • Senado aprova o fim de coligações em eleições proporcionais
  • Câmara aprova criação de fundo de financiamento de campanha
  • Eu vivo para ver o Fluxo de Lava perto do fim e descarta a presidência

Identificação de eleitor pela impressão digital no sistema biométrico  

Identificação dos eleitores por impressão digital sistema biométrico

Foto: Agência Brasil

De acordo com o levantamento, o estado de Alagoas registrou o maior número de problemas, com 2,9 mil casos de duplicidade de e 75 da pluralidade. Em São Paulo, foram 2,6 mil duplicatas e 185 pluralidades. Em Goiás, o TSE encontrados dois eleitores que tinham cerca de 50 registros eleitorais.

Duplicatas são tratados pelo TSE como “coincidências biométricos”, e não pode ser considerado, inicialmente, como uma fraude. O tribunal explicou que existem quatro tipos de coincidências, e estão relacionados com a apresentação de documentos falsos pelo eleitor no momento da inscrição, o duplo registro, nos casos de troca de domicílio eleitoral de falha do sistema de reconhecimento de impressões digitais ou de erro de registro.

Em todos os casos, os juízes eleitorais serão responsáveis pela verificação dos problemas encontrados. Os juízes poderão determinar o cancelamento do registro da duplicata e a abertura de um processo penal em casos de fraude comprovada.

Agência Brasil

Agência Brasil

compartilhar

comentário

  • comentários
Professor (aposentado) na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Especialista em Informática na Educação (UnB), Coordenação Pedagógica (UnB). Tem realizado diversas palestras em instituições pública e particulares com uma variedade de temas: Avaliação das Aprendizagens, Uso das TICs na Escola, Inteligências Múltiplas e o processo de Ensino e Aprendizagem, Atividades Lúdicas em Sala de Aula, Legislação Educacional; Uso do Livro Didático, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *