Thursday, 23rd November 2017
23 novembro 2017

Sinpro-DF realiza Ciclo de Debates sobre Ciclos e Semestralidade na rede pública de ensino do DF

Em mais um ciclo de debates sobre Ciclos e Semestralidade na rede pública de ensino do Distrito Federal, desta vez organizado pelo Sindicato dos Professores do DF, os presentes foram “brindados”, nesta quinta-feira chuvosa, 09/11, com uma apresentação conjunta feita pelos Professores Doutores em Educação Edileuza Fernandes e Erisevelton Lima.

Na apresentação foram feitas afirmativas, entre elas, algumas que demonstram que a proposta de Ciclos e Semestralidade não é algo novo na rede pública de ensino do DF, bem como desmitifica afirmativas de que esta não é uma proposta que foi discutida na categoria.

Durante a fala dos palestrantes ficou a certeza de que todos acham natural que haja dúvidas, receios e até mesmo muitos questionamentos frente à novas propostas educacionais. Mas com a tranquilidade de quem conhece o sistema de ensino no DF e também ter atuado na condição de professor regente, fica a certeza de que o sistema de organização em Ciclos e Semestralidade não é mais uma proposta e sim uma, já consolidada, política de estado para a Educação.

A partir de dados coletados no site da SEEDF, que mostram que em média um terço dos alunos ficam “retidos” no sistema de ensino, os debatedores nos trazem a certeza de que alguma coisa precisava ser feita na organização pedagógica da escola, uma vez que a atual seriação há muito deixou de trazer resultados satisfatórios aos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos, professores, pais e todos os envolvidos no cotidiano escolar.

Trazem também a certeza de que não basta apenas a mudança na organização do trabalho pedagógico na escola. Faz-se necessário a adesão do professor, do pai, do aluno, do secretário e do gestor escolar, entre outros. Adesão esta que passa pela necessidade de formação continuada dos professores, espaço presente no horário de Coordenação Pedagógica, pela mudança de olhar para a característica dos alunos neste novo século e principalmente pela necessidade de superar muitos ritos existentes no interior da escola.

Foi realmente uma tarde muito proveitosa, que apesar do bom comparecimento, precisava ter mais presença dos professores para acompanhar, de perto, as mudanças que estão acontecendo e que poderão mudar os rumos da Educação no Distrito Federal e também em todo o território brasileiro.

Que venham mais discussões!!!!

Vejam algumas fotos do Ciclo de Debates:

Professor (aposentado) na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Especialista em Informática na Educação (UnB), Coordenação Pedagógica (UnB). Tem realizado diversas palestras em instituições pública e particulares com uma variedade de temas: Avaliação das Aprendizagens, Uso das TICs na Escola, Inteligências Múltiplas e o processo de Ensino e Aprendizagem, Atividades Lúdicas em Sala de Aula, Legislação Educacional; Uso do Livro Didático, entre outros.

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