Wednesday, 18th October 2017
18 outubro 2017

MAIOR COMPETIÇÃO ESTUDANTIL TEVE SUAS INSCRIÇÕES ENCERRADAS NO DIA 31 DE MARÇO.

Com a participação, pela primeira vez, a partir desta edição de alunos das escolas privadas, a 13ª. Olimpíada Brasileira de Matemática teve neste dia 31 de março encerradas as suas inscrições. É esperada uma participação superior à do ano anterior, que teve mais de 18 milhões de estudantes inscritos. A competição busca estimular o interesse pela Matemática, sendo destinada a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e também alunos do Ensino Médio. Foi criada no ano de 2005 e tem uma parceria, até então, entre as instituições de ensino públicas, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e também a Sociedade Brasileira de Matemática.

A coordenadora da OBMEP além de ressaltar que as Olimpíadas não se resumem apenas à aplicação de provas, mas envolvem uma série de atividades que buscam atender às necessidades dos alunos, tanto no aspecto curricular quanto científico. Ela garantiu ainda que permanecem os incentivos, em forma de premiação, para aqueles que se destacam em todas as fases da competição.

Está prevista para o biênio 2017/2018 a realização da Olimpíada Internacional de Matemática aqui no Brasil, assim como o país sediará o Congresso Internacional de Matemáticos. Segundo Mônica Souza “É um processo longo e difícil, mas a gente já está vendo os frutos acontecendo. É neste sentido que a OBMEP quer colaborar”.

É importante que as escolas incentivem seus professores a participarem efetivamente do evento, como também é imprescindível a motivação dos alunos.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Professor (aposentado) na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Especialista em Informática na Educação (UnB), Coordenação Pedagógica (UnB). Tem realizado diversas palestras em instituições pública e particulares com uma variedade de temas: Avaliação das Aprendizagens, Uso das TICs na Escola, Inteligências Múltiplas e o processo de Ensino e Aprendizagem, Atividades Lúdicas em Sala de Aula, Legislação Educacional; Uso do Livro Didático, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *