Thursday, 23rd November 2017
23 novembro 2017

Fundador da Associação Viva e Deixe Viver participa de Fórum de Humanização Em Brasília.

Com a presença do fundador da Associação Viva e Deixe Viver, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, foi realizado na Faculdade LS em Taguatinga, mais um fórum de Humanização da Instituição voltada para o trabalho voluntário nos hospitais do Distrito Federal.

Valdir Cimino abriu o evento com um breve histórico da trajetória da associação, da importância do voluntariado no processo de humanização da rede hospitalar e falou das dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos anos. Participaram os voluntários integrantes da Associação Viva e Deixe Viver e também estudantes dos cursos ligados à área de saúde oferecidos pela Faculdade LS em Taguatinga. Ele convocou todos ao prosseguimento nas ações do voluntariado social.

Em seguida, foi a vez da Diretora do HR Ceilândia, Doutora  Andrea Nogueira de Araújo, que abordou o tema Desospitalização: os desafios para as redes de atenção à saúde. Em uma abordagem simples, mas com uma análise profunda do atendimento prestado na rede pública de saúde do Distrito Federal, ela chamou a atenção para a necessidade do fortalecimento do sistema público de saúde, para a importância do trabalho voluntariado que ajuda no processo de desospitalização dos pacientes internados no HRC. Ela ressaltou a importância da parceria, onde a contação de histórias ajuda no processo de recuperação dos pacientes internados. Destacou, durante sua abordagem e por ocasião das perguntas formuladas, que o respeito mútuo à área de atuação de cada um dos segmentos é importante para a manutenção do convênio.

O encontro, muito agradável por sinal, foi encerrado com a fala da psicóloga e contadora de Histórias da Casa do Contador de Histórias de Curitiba, Paraná, Martha Teixeira da Cunha, que abordou o tema “Uma ação ampliada da saúde através da contação de histórias”, que buscou sensibilizar os presentes, uma vez mais, para a importância do trabalho coletivo no processo de recuperação do paciente hospitalar.

 

Forum-harmonizacao-nov2016

Professor (aposentado) na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Especialista em Informática na Educação (UnB), Coordenação Pedagógica (UnB). Tem realizado diversas palestras em instituições pública e particulares com uma variedade de temas: Avaliação das Aprendizagens, Uso das TICs na Escola, Inteligências Múltiplas e o processo de Ensino e Aprendizagem, Atividades Lúdicas em Sala de Aula, Legislação Educacional; Uso do Livro Didático, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *