Thursday, 23rd November 2017
23 novembro 2017

Eu quero! Como sei se tenho o perfil para ser franqueado?

O sucesso da franquia está diretamente ligado ao perfil de comportamento e capacidade de gestão do franqueado, portanto, antes de decidir investir em um modelo de negócio que opera através do franchising, o mais importante é avaliar se o seu perfil é compatível com o franqueado.

Cada rede de franquias tem suas próprias peculiaridades e, para isso, a análise de viabilidade de negócio deve ser a partir da sinergia entre o seu perfil e o perfil do franqueado ideal da marca escolhida. Por esta razão, nós listamos abaixo alguns pontos críticos que devem ser questionados no momento da escolha de realizar por sua própria marca ou através de uma rede de franquias:

1) Você gosta de lidar com PESSOAS? Sem falhas, e independentemente do tamanho do seu negócio, você vai ter contato diário e terá que fazer a gestão de pessoas. Além disso, o óbvio ter contato com o cliente. Gestão de pessoas é um dos maiores desafios de franqueados. Uma vez que o resultado de seu negócio é feito por meio de sua equipe.

2) Já tinha experiência anterior com atendimento ao cliente na área de comércio ou serviço e o RELACIONAMENTO COM o CLIENTE? Entender o seu perfil de negócios, ele pode ajudar você a fazer a escolha certa, e até mesmo para complementar o seu perfil no momento da escolha de seu tempo. Algumas franquias de exigir um maior esforço na área de vendas e atendimento ao cliente.

3) Tem afinidade com a repetição do MODELO? A gestão de uma franquia é mais ligado para a excelência na execução de inovação em si, porque você vai estar ligado, em alguns aspectos, a decisão do franqueador. Por exemplo, o mix de produtos comercializados e uso da marca.

4) a formação e/ou experiência mínima necessária para a GESTÃO DO MODELO? Franquia é um modelo de negócio que trabalhou, mas ainda não é receita de bolo infalível. Por isso, é muito importante que o franqueado tem a capacidade para gerir o seu negócio. Mesmo não tendo o konw-how no segmento, a experiência em gestão de pessoas, processos financeiros, e de algumas das características de comportamentos podem fazer a diferença na curva de desenvolvimento da franquia. Ser um bom empreendedor não é a mesma coisa que ser um bom gestor. Dividir suas dúvidas com o franqueador, fazer perguntas relacionadas com o perfil de franqueado de sucesso. Hoje, existem testes que permitem identificar o perfil de competências comportamentais (DISCO, PI, etc.), se você não sabe o seu, pode ser uma boa maneira de começar.

5) você Tem uma afinidade com o SEGMENTO? Você se imagina vivendo e respirando esse negócio todos os dias? Ter sinergia com a actividade principal é o fator determinante. Porque eles acreditam no modelo e o produto é o ponto de partida para uma trajetória de sucesso.

Se a sua resposta foi sim, para a maioria das perguntas, você pode dar os primeiros passos para o processo de análise de franquia de uma marca. No entanto, se as suas respostas foram não, nós sugerimos que você tome especial cuidado na identificação do modelo de franqueado de sucesso da rede em que você está escolhendo. Porque depois da auto-avaliação, ter mais claro qual é o perfil do franqueado irá facilitar o início do seu desenvolvimento. Vale lembrar que a coisa mais importante que o aspecto financeiro é a busca por uma franquia adequado ao seu perfil, porque você vai precisar operar este negócio e se você não tiver as características e habilidades básicas, pode comprometer o desempenho e ainda mais o sonho de se tornar um empresário de sucesso.

Fabi Nunes – NAU25 – Tutoria em Franchising e Empreendedorismo

Professor (aposentado) na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Especialista em Informática na Educação (UnB), Coordenação Pedagógica (UnB). Tem realizado diversas palestras em instituições pública e particulares com uma variedade de temas: Avaliação das Aprendizagens, Uso das TICs na Escola, Inteligências Múltiplas e o processo de Ensino e Aprendizagem, Atividades Lúdicas em Sala de Aula, Legislação Educacional; Uso do Livro Didático, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *