Saturday, 16th December 2017
16 dezembro 2017

Escritora e ilustradora de livros infantis diz ser necessário a formação de uma leitura visual

‘Nós precisamos da formação visual’, diz escritora e ilustradora de livros infantis

Brasília – 09/10/2017 – Pesquisadora de literatura infantil ouvida pelo blog de Educação do Estadão, fala do desafio do professor de trabalhar em sala de aula com a produção contemporânea: Nas últimas duas décadas, o mercado de livros infanto-juvenis no Brasil mudou muito. As principais novidades foram a chegada de obras estrangeiras e a produção de livros de autores brasileiros que valorizam ainda mais o projeto gráfico e o papel das imagens nas narrativas.

Aumentou, assim, o desafio para o professor mediar o livro na escola? Sim. Todos nós precisamos entender que a leitura de imagens é um conceito a ser adquirido como o código da escrita – e isso não está claro ainda.

É como se a leitura de uma ilustração estivesse sujeita à intuição e apenas à interpretação individual. É claro que a exposição a esses livros vai formando o olhar, mas o professor que tem o compromisso de fazer uma boa mediação deve saber que existe também uma formação na leitura de imagens.

Da mesma maneira que temos de desenvolver uma competência para a leitura do texto verbal, precisamos da formação visual, para não se ater a uma leitura superficial das imagens e perder a potência de leitura do livro. 

E como fazer com as crianças?  – Primeiro, tanto para si mesmo quanto para a criança, dar tempo para a leitura do livro por fruição. Depois, trabalhar a leitura de forma, digamos, mais consciente, assumindo que a imagem é uma linguagem a ser lida.

Se aprendemos a ler os diferentes gêneros literários na palavra, como a poesia, por que com a imagem não?

CLIQUE AQUI E VEJA A REPORTAGEM NO SITE ESTADÃO.EDU

Professor (aposentado) na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Especialista em Informática na Educação (UnB), Coordenação Pedagógica (UnB). Tem realizado diversas palestras em instituições pública e particulares com uma variedade de temas: Avaliação das Aprendizagens, Uso das TICs na Escola, Inteligências Múltiplas e o processo de Ensino e Aprendizagem, Atividades Lúdicas em Sala de Aula, Legislação Educacional; Uso do Livro Didático, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *