Wednesday, 18th October 2017
18 outubro 2017

A Ritalina teve origem em consequencia da Guerra Fria

aluno-2A Ritalina, uma Anfetamina que tem a propriedade de estimular a concentração e reduzir a impulsividade das crianças começou a ser receitada na década de 1960 e era conhecida como ‘pílula da matemática’; sua popularidade está ligada à disputa com URSS. Durante a década de 1960, era comum, nos Estados Unidos, que crianças hiperativas recebessem um medicamento para ajudá-las a se concentrar nas aulas.

A chamada “pílula da matemática”, a Ritalina, continua sendo um dos tratamentos mais usados em vários países para tratar o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Quando o fármaco começou a ser empregado o seu uso era visto com restrições pela maioria das pessoas.O pesquisador Conners, responsável pela popularização do medicamento acredita que hoje está havendo um excesso de diagnóstico de TDAH, sendo que outros transtornos similares podem levar aos mesmos sintomas.

No Brasil também houve este excesso no diagnóstico do transtorno e por isto mesmo está havendo, atualmente, um maior controle sobre a prescrição e distribuição do fármaco.

CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO SITE G1-

Professor (aposentado) na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Especialista em Informática na Educação (UnB), Coordenação Pedagógica (UnB). Tem realizado diversas palestras em instituições pública e particulares com uma variedade de temas: Avaliação das Aprendizagens, Uso das TICs na Escola, Inteligências Múltiplas e o processo de Ensino e Aprendizagem, Atividades Lúdicas em Sala de Aula, Legislação Educacional; Uso do Livro Didático, entre outros.